segunda-feira, 29 de março de 2010

Chag Sameach!


"O Pessach é entendido como a comemoração dos israelitas quando foram levados para fora do Egito por Moisés, depois de terem sido escravos sob o domínio do faraó durante centenas de anos. Os cabalistas explicam que, na verdade, a história dos israelitas no Egito é a história de cada um de nós.

Na Cabala, o Egito representa o nosso ego negativo, o desejo de receber para si só, a parte de nós que nos empurra para cuidar apenas de nós mesmos e ignorar os outros. A redenção do Egito, portanto é o processo de transformação que cada um de nós pretende percorrer por toda a nossa vida para que possamos alcançar as bênçãos e a satisfação para o qual estamos destinados. E nosso destino é diminuir o poder de "Egipto" e egoísmo em nós mesmos e nos tornarmos pessoas mais preocupadas com os outros,  mais solidários, e por isso, que desperta uma grande luz e bênçãos para nós mesmos.

A partir disso podemos compreender o conceito de alimentação kosher para o Pessach. Durante estes dias há a abstinência do pão fermentado, ou seja, o pão que aumentou, que representa o nosso ego, nossa necessidade de ser conhecido, a subir, para ultrapassar os outros, todos os aspectos negativos do ego e do egoísmo. Esta época do ano, então, é um momento importante de reflexão - o que é meu "pão fermentado," o que é isso sobre mim mesmo que eu queira me abster, que eu quero retirar da minha vida? Através desta reflexão, tornar-se melhor, mais forte e mais ligado à luz celestial, recebendo as bênçãos e satisfação para o qual estamos destinados."

Michael Berg é um estudioso da Cabala e autor de livros. Ele é co-diretor do Kabbalah Centre, em New York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário