quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bébés à la française


O livro "Bringing up Bébé", da americana radicada em Paris Pamela Druckerman, mostra bem o jeito francês de educar os filhos. A autora revela o que aprendeu com os franceses para educar seus três filhos. Alguns pontos básicos:

1. Você pode ter uma vida adulta, mesmo se você tem filhos. Pamela escreve: "Os franceses conseguiram se envolver com suas famílias, sem se tornarem obsessivos. Eles assumem que os bons pais não estão a serviço constante de seus filhos, e que não há necessidade de se sentir culpado por isso" Para mim, as noites são para os pais " uma mãe parisiense me disse. "Minha filha pode ficar conosco, se ela quiser, mas é o horário dos adultos".

2. Você pode ensinar o seu filho o ato de aprender a esperar. Pamela escreve: "É por isso que os bebês franceses que conheço dormem a noite toda ... Seus pais não os pegam no segundo em que começam a chorar, permitindo que os bebês aprendam a voltar a dormir. É também por isso que crianças francesas sentam-se alegremente em um restaurante. Ao invés de beliscar o dia todo, como as crianças americanas, a maioria deles tem que esperar até a hora de comer (as crianças francesas basicamente têm três refeições por dia e um lanche da tarde). Delphine disse que ela às vezes, compra doces para a sua filha Pauline (balas estão em exposição na maioria dos padarias). Mas Pauline não é autorizada a comer o doce até a próxima refeição do dia, mesmo que isso signifique esperar muitas horas".




3. As crianças podem passar o tempo brincando sozinhas, e isso é uma coisa boa. Pamela escreve: "Os pais franceses querem que seus filhos sejam estimulados, mas não o tempo todo. " A coisa mais importante é que ele aprenda a ser feliz sozinho", disse uma mãe francesa sobre seu filho. Em um estudo de 2004, a maioria das mães americanas disseram que incentivar um filho a jogar sozinho foi de importância média, enquanto as mães francesas disseram que era muito importante.

4. Acredite quando você diz ao seu filho: "Não!". Pamela escreve: "A autoridade é uma das peças mais impressionantes na educação francesa e talvez a mais difícil de dominar. Muitos pais franceses que conheço tem uma autoridade fácil e calma com os seus filhos, que eu só posso invejar. Quando Pauline (um bebê francês) tentou interromper a nossa conversa, Delphine (a mãe) disse: "Espere dois minutos, minha pequena. Eu estou no meio de uma conversa". Foi muito educado e firme ao mesmo tempo. Fiquei impressionada tanto pela forma doce como Delphine disse quanto pela certeza que ela tinha que a filha iria obedecê-la. Aos poucos, senti meus "nãos" vindo de um lugar mais convincente. Eles não estavam mais altos, mas eles estavam mais confiantes. 



Eu assino em baixo.

Um comentário:

  1. Muuuito bom, mas... e as atualizações? ; )
    Já está fazendo falta. Férias?!

    ResponderExcluir